DEFINIÇÃO DE MEME

http://brasil.memefest.org/def.htm

Ao longo do tempo, o fenômeno de disseminação de idéias tomou diferentes formas e se adaptou a diferentes panoramas sócio-culturais (em muitos casos chegando até a modificar esses panoramas). Vale dizer que o bom resultado da disseminação de idéias, medido por sua aceitação pelo grande público, nem sempre esteve ligado ao valor intrínseco da idéia em termos de seu valor político, científico ou social. Idéias e valores válidos freqüentemente se perdem, enquanto idéias medíocres ou ainda nocivas são às vezes bem aceitas por muitos.

Idéias não existem no isolamento. Seu poder somente pode se manifestar em relação ao ambiente por onde elas se espalham. O nome do festival é tirado das teorias de Memetismo com início nos anos 70 e assimiladas mais tarde por teóricos culturais como Douglas Rushkoff em seu livro Media Vírus (O Vírus da Mídia). De acordo com a teoria memética, meme é:uma idéia contagiosa que se replica como um vírus, passando de mente para mente. Memes funcionam da mesma maneira que os genes, propagam-se através de redes de comunicação e no contato cara-a-cara entre pessoas”.


Nos anos 70, Richard Dawkins publicou o livro The Selfish Gene (Richard Dawkins,1976) (O Gen Egoísta) tornando popular a nova teoria que se referia à mudança nos padrões culturais.


Baseada na teoria da evolução das espécies de Darwin, a Memética confere propriedades genéticas como a replicação de certos tipos de informação chamadas ‘memes’ . De acordo com Dawkins, as memes são: instruções comportamentais mantidas no cérebro (ou outro portador) que são transmitidas por imitação (Blackmore, 1999, pg. 43). Como a célula que media a Meme a outro portador mantém a sua própria Meme, a transmissão da Meme é de fato sua replicação (Blackmore, 1999, pg.47).

É da natureza da Meme infectar tantas pessoas quanto possível

Teóricos do Memetismo (Dawkins, Blackmore) propõe que as memes são autônomas, já que transitam (e se enraízam) de uma célula a outra. Mas esses mesmos teóricos também permitem a possibilidade de deliberadamente criar e disseminar as Memes.

A qualidade da Meme é determinada pelo processo de sua seleção que participa de cada nível de transmissão. A disseminação de memes pode ser obstruída. Uma Meme em lugar errado, na hora errada, não será capaz de se disseminar porque tem que ser aceita pelas células – seus portadores. Se ocorrer naturalmente ou for criada deliberadamente, uma vez que a Meme infecte um certo número de portadores, se torna autônoma e pode disseminar sua própria força.

Do ponto de vista da teoria Memética, a mídia de massa é no momento a máquina mais sofisticada de disseminação de Memes, já que expõe portadores em potencial a um volume incrível de memes diariamente.

Numa sociedade de informação, batalhas modernas são travadas menos com armas e mais com idéias. Como as Memes podem influenciar comportamento e modificar cultura, elas são as novas armas usadas para estabelecer e destronar ideologias.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: